16 de agosto de 2010

Pesquisa dos Canditatos ao Governo do Maranhão

Pesquisa dos Canditatos ao Governo do Maranhão





A disputa pelo governo do Estado mantém-se rigorosamente estável no Maranhão. É o que revela nova rodada de pesquisas do Instituto Escutec/O Estado, divulgada neste sábado (14). Os candidatos variaram – para baixo ou para cima – exatamente dentro da margem de erro, mantendo inalterada a sucessão maranhense.

Primeira colocada na disputa, a candidata Roseana Sarney (PMDB), que tinha 50,4% na pesquisa anterior, do dia 25 de julho, aparece agora com 49,6%, variando menos de 1 ponto percentual para baixo. Jackson Lago (PDT), que tinha 25,8%, agora tem 23,7%. E Flávio Dino (PCdoB), agora tem 18,2%, ante 16,8% da pesquisa de julho. A margem de erro da nova pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O resultado final, portanto, manteve-se inalterado. Os demais candidatos – Marcos Silva (PSTU), Saulo Arcangeli (PSol) e Marcos Igreja (PCB) - mantiveram-se com índices abaixo de 1% de intenção de votos.

“Os números mostram que a campanha não deslanchou efetivamente, o que é normal e até previsível. Não houve fato político que justificasse uma alteração dos números”, explicou o presidente da Escutec, jornalista Fernando Júnior. Para ele, esta estabilização só deverá mudar com o início da propaganda eleitoral.



fonte:Pesquisa Escutec/O Estado

13 de agosto de 2010

Governo anuncia descoberta de gás natural em Capinzal do Norte

Governo anuncia descoberta de gás natural em Capinzal do Norte


Governo anuncia descoberta de gás natural em Capinzal do Norte

A governadora Roseana Sarney comemorou, nesta quinta-feira (12), a descoberta de gás no município de Capinzal do Norte – Bacia do Parnaíba -, anunciada pela empresa OGX. Durante coletiva realizada no Palácio dos Leões, a governadora disse que com a descoberta abre-se para o Maranhão uma perspectiva gigantesca de novos negócios na área de energia tornando o estado em um dos maiores produtores de energia limpa do Brasil, além de gerar cerca de cinco mil novos empregos.
Segundo a governadora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Eike Batista deverão vir ao Maranhão para anunciar oficialmente a descoberta de gás natural em Capinzal do Norte.
“Congratulo-me com o empresário Eike Batista e toda sua equipe que acreditaram no Maranhão, incentivados pelo resgate da confiança da ação governamental, seriedade e competência na gestão pública”, disse Roseana com o mesmo entusiasmo do empresário Eike Batista que comemorou a notícia dando “viva ao Brasil e à inteligência brasileira”.
O poço situa-se a aproximadamente 260 quilômetros de São Luís e deve mudar a condição do Brasil de importador de gás para exportador. Roseana destacou que novas indústrias, milhares de novos empregos e novos setores da economia irão se beneficiar com a descoberta, que terá grande impacto econômico diretamente na região de ocorrência.
Participaram da coletiva o vice-governador, João Alberto; os secretários Mauricio Macedo (Indústria e Comércio), Israel Ferreira (Minas e Energia), Anselmo Raposo (Educação), Luís Bulcão (Cultura), Olga Simão (Casa Civil), Tadeu Palácio (Turismo); e do senador Edison Lobão.
A governadora lembrou que foi graças à determinação do então presidente José Sarney que, no seu governo, deu à Petrobras as condições para compra de equipamentos e contratação de técnicos necessários à identificação de novos campos de gás e petróleo. “Lembro, também, que no meu primeiro governo criei a Gasmar- Companhia Maranhense de Gás, com o objetivo de viabilizar a distribuição industrial de gás em nosso estado. O que temos de fazer agora é garantir as condições para que os maranhenses tenham acesso às vagas de emprego que surgem, promovendo cursos de capacitação”, completou.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, disse que além da construção de uma termelétrica, no município de Santo Antônio dos Lopes, que já está com Licença Prévia, o desdobramento do gás, a partir daí, será objeto de outros investimentos.

Descoberta
Após perfurar os primeiros 10 metros da seção devoniana com expressivos indícios de gás, à profundidade de 1.654 metros, a OGX Maranhão decidiu realizar um teste de formação. O poço foi aberto para fluxo às 5h30 de quinta-feira e após 10 minutos de abertura constatou-se a presença de gás na superfície e, às 6h, o poço estava com 1.900 psi de pressão. “Isso nos dá a certeza de grandes reservas comercializáveis de gás”, disse a governadora.
Com os dados sísmicos adquiridos até o momento, já foram mapeados em torno de 20 novos prospectos, sendo cinco deles situados no trend desta descoberta, sinalizando para o altíssimo potencial dessa região da bacia, na qual a OGX Maranhão detém sete blocos, totalizando aproximadamente 21.000 quilômetros quadrados. As atividades de perfuração foram iniciadas no dia 5 de julho deste ano.
“Essa descoberta abre uma nova fronteira exploratória em uma bacia terrestre, fato que não ocorria há aproximadamente duas décadas no Brasil” comentou Paulo Mendonça, diretor geral da OGX, no documento. “Essa descoberta marca o início da materialização de um importante complexo de geração térmica a gás natural no Brasil,”, afirmou Eduardo Karrer, CEO da MPX.

11 de agosto de 2010

Emitida Licença Prévia para MPX Parnaíba

Emitida Licença Prévia para o Complexo de Geração MPX Parnaíba



A MPX Energia S.A. anunciou hoje, dia 29, que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Maranhão (SEMA) emitiu Licença Prévia (LP) para o complexo de geração MPX Parnaíba, que será instalado no município de Santo Antônio dos Lopes. A LP atesta a viabilidade ambiental do projeto, que prevê a implantação de usinas a gás natural que, somadas, podem chegar a 1.863 MW. A MPX Parnaíba é uma parceria 70/30 entre a MPX e a PETRA Energia S.A.

O terreno para a implantação das usinas já foi adquirido e tem localização estratégica, a 50km de uma subestação de 500 kV e 30km do ponto de captação de água. O projeto de engenharia da usina foi desenvolvido para diferentes configurações, considerando a utilização das tecnologias de ciclo combinado, ciclo aberto e também motores.

O gás natural para suprimento das usinas potencialmente será suprido pela produção dos blocos detidos pela OGX Maranhão, sociedade de propósito específico, na qual a Companhia detém 33,3% do capital social e a OGX Petróleo e Gás S.A. 66,7%, em parceria com a PETRA. A OGX Maranhão, que detém participação de 70% nos blocos e é responsável pela exploração dos mesmos, iniciou no mês corrente a perfuração do prospecto Califórnia, localizado no bloco PN-T-68 e espera que a conclusão da mesma leve aproximadamente 70 dias.

“A integração entre a geração de energia e o suprimento de gás natural na Bacia do Parnaíba serãoum diferencial competitivo importante para a MPX. Acreditamos que a geração térmica a gás natural terá papel cada vez mais importante na vida dos brasileiros e esse projeto coloca a MPX numa posição estratégica para capturar o crescimento desse segmento”, afirmou Eduardo Karrer, CEO da MPX.




Fonte:
http://www.mpx.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=545&lng=br&sid=12