11 de agosto de 2010

Emitida Licença Prévia para MPX Parnaíba

Emitida Licença Prévia para o Complexo de Geração MPX Parnaíba



A MPX Energia S.A. anunciou hoje, dia 29, que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Maranhão (SEMA) emitiu Licença Prévia (LP) para o complexo de geração MPX Parnaíba, que será instalado no município de Santo Antônio dos Lopes. A LP atesta a viabilidade ambiental do projeto, que prevê a implantação de usinas a gás natural que, somadas, podem chegar a 1.863 MW. A MPX Parnaíba é uma parceria 70/30 entre a MPX e a PETRA Energia S.A.

O terreno para a implantação das usinas já foi adquirido e tem localização estratégica, a 50km de uma subestação de 500 kV e 30km do ponto de captação de água. O projeto de engenharia da usina foi desenvolvido para diferentes configurações, considerando a utilização das tecnologias de ciclo combinado, ciclo aberto e também motores.

O gás natural para suprimento das usinas potencialmente será suprido pela produção dos blocos detidos pela OGX Maranhão, sociedade de propósito específico, na qual a Companhia detém 33,3% do capital social e a OGX Petróleo e Gás S.A. 66,7%, em parceria com a PETRA. A OGX Maranhão, que detém participação de 70% nos blocos e é responsável pela exploração dos mesmos, iniciou no mês corrente a perfuração do prospecto Califórnia, localizado no bloco PN-T-68 e espera que a conclusão da mesma leve aproximadamente 70 dias.

“A integração entre a geração de energia e o suprimento de gás natural na Bacia do Parnaíba serãoum diferencial competitivo importante para a MPX. Acreditamos que a geração térmica a gás natural terá papel cada vez mais importante na vida dos brasileiros e esse projeto coloca a MPX numa posição estratégica para capturar o crescimento desse segmento”, afirmou Eduardo Karrer, CEO da MPX.




Fonte:
http://www.mpx.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=545&lng=br&sid=12