24 de maio de 2013

Falta de investimentos em Santo Antônio dos Lopes deixa região abandonada, alerta Simplício Araújo

Falta de investimentos em Santo Antônio dos Lopes deixa região abandonada, alerta Simplício Araújo
O deputado Simplício Araújo considera inaceitável a situação do município de Santo Antônio dos Lopes (MA), localidade que abriga o maior complexo termoelétrico de geração de energia a gás do Brasil, a UTE Parnaíba. Mesmo recebendo muito dinheiro proveniente dos impostos pagos pela usina na implantação e agora na operação, a região continua pobre e abandonada.

Investimentos que deveriam ser prioritários não existem. O que se encontra na cidade é uma completa desordem, um mau uso desse dinheiro pelos gestores públicos. A alocação desordenada e sem nenhum controle por parte do poder público.

“O que efetivamente vemos é uma cidade sem infraestrutura, sem a mínima condição para receber trabalhadores de outros estados e até mesmo de outros países. A Duro Felguera, empresa responsável pela execução da obra da termoelétrica, encontrou enorme dificuldade para acomodar seus funcionários”, enfatizou o deputado.

Além disso o povo, que deveria ser o verdadeiro beneficiado pelos recursos recebidos não conseguiu até o momento obter vantagem alguma. Continuam a viver em condições muita das vezes sub-humana, sem saneamento, sem água potável, sem a mínima condição de higiene. O que era para ser motivo de esperança virou motivo de preocupação para os moradores de Santo Antônio dos Lopes.

“Conversamos com vários moradores que relataram a mesma história. O dinheiro pode até chegar, mas não se transforma em benefício para a população. Muito pelo contrário, deve estar servindo para abastecer campanha eleitoral”, criticou duramente o parlamentar.

A pobreza em que vivem os moradores dos bairros Elizeu Ramos e Cristina Abreu contrasta ainda mais com o montante de recursos que foram recebidos até o momento pela prefeitura, o que atesta que o dinheiro não está sendo utilizado como deveria.

Visita à Termoelétrica UTE - Parnaíba

Untitled-5Aproveitando sua passagem pela cidade de Santo Antônio dos Lopes, o deputado visitou as instalações da termoelétrica UTE Parnaíba. Acompanhado do diretor de obra Iván García Rodriguez, Simplício conheceu o funcionamento da usina e também pode perceber as dificuldades encontradas para a concretização da obra.

 “É um investimento importante para o desenvolvimento do estado. A energia já está sendo distribuída pelos ramais da Eletronorte no sentido de Miranda a Presidente Dutra, o que é um grande passo. Mas não podemos deixar de cobrar a efetiva alocação dos recursos provenientes dos impostos gerados pela usina, que não são poucos, em benefício da população”, finalizou o deputado.

-> Dos quase 3 mil funcionários que iniciaram a obra, 60% foram oriundos da população dos municípios vizinhos a usina.

-> Atualmente existem 4 geradores em pleno funcionamento e 1 em fase de teste. O Complexo atingirá 1.369MW de capacidade instalada até o final de 2013.

-> É considerado o maior complexo termoelétrico de geração de energia a gás natural da América Latina.

-> Falta de mão de obra qualificada e ausência de estrutura na cidade de Santo Antônio dos Lopes foram um dos principais entraves encontrados pela empresa Duro Felguera do Brasil Ltda.

Fonte:http://www.simplicioaraujo.com.br

EU AMO S.A.L - (SANTO ANTONIO DOS LOPES-MA)


SANTO ANTONIO DOS LOPES-MA PODE FICAR UMA CIDADE QUENTE, NÃO DESMATE.