29 de julho de 2016

Recordar é Viver! BREVE HISTÓRICO DE SANTO ANTÔNIO DOS LOPES:

SANTO ANTÔNIO DOS LOPES:
No ano de 1922, querendo se livrar da seca que assolava o vizinho Estado do Piauí, mais precisamente a sua cidade de São Pedro e na esperança de encontrarem no solo das matas virgens terras férteis para propiciarem o sustento e a melhoria de seus dias chegaram na região maranhense chamada, à época, de Alto Mearim, ainda desconhecida e, portanto, desabitada, Antônio Pereira Lopes e seus familiares. Inicialmente, se fixaram na localidade e depois povoado de Lagoa Nova.
Esse descobridor valoroso, desbravador por natureza, iniciou seus trabalhos desenvolvendo suas atividades costumeiras de lavrador de roça, cultivando arroz, feijão, milho e, nas horas de folga, empreendendo caçadas; abriu caminhos e posteriormente os transformou em estradas, ligando diversos pontos circunvizinhos. E foi em uma dessa investidas que Antônio Pereira Lopes, juntamente com seus três filhos, isto é, Evaristo Lopes, Antônio Filho, Libânio Lopes e o seu amigo Antônio Laborão o local do futuro povoado, depois chamado de Santo Antônio dos Lopes. A fundação desse povoado se deu em 21 de julho de 1922, precisamente pelos cinco supracitados piauienses, exemplos de coragem e de trabalho.
A origem do nome Santo Antônio dos Lopes está ligada ao nome do seu fundador e ao santo do mesmo nome, seu protetor, Santo Antônio. Daí o nome do povoado foi definitivamente denominado de Santo Antônio dos Lopes, encravado em terras do Município de Pedreiras, Estado do Maranhão. Já na condição de Distrito de Pedreiras, Santo Antônio dos Lopes foi desmembrado do referido município e alçado à condição de Município pelo Decreto-Lei nº 2.179, de 30 de dezembro de 1961, do Governador Newton de Barros Bello. E a sua emancipação legal ocorreu em 16 de janeiro de 1962.
Tem uma área de aproximadamente 771 km2; tem por limites os seguintes municípios: ao norte por Pedreiras e Lima Campos; ao sul por Dom Pedro; ao leste por Codó e Dom Pedro e a oeste por Joselândia, Presidente Dutra e Dom Pedro. Suas terras são do tipo massapé (um solo muito fértil e, portanto, excelente para a prática da agricultura). A sede do município não possui rio, mas os povoados “Pacas” e “Marianópolis” são banhados pelo Rio Mearim. Os demais, são servidos de açudes, poços artesianos e igarapés temporários, sendo os mais importantes “marimbondo” e “Insono”.
Seu clima é quente e úmido, com apenas duas estações, ou seja, inverno, de dezembro a maio e verão, de junho a novembro. Sua temperatura varia entre 25 e 33 graus. Suas festividades cívicas são a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, de 01 a 13 de junho e Semana da Cultura que acontece desde 1980. Sua população estimada em 2015 era de 14.253 habitantes, sendo 4.880 na zona urbana e 9.400 na zona rural, segundo estatística do IBGE.
Santo Antônio dos Lopes ganhou projeção internacional a partir da descoberta do gás natural, o qual vinha sendo estudado desde a década de 80, mas foi a partir do ano de 2011 que se deu início a sua exploração efetiva pela extinta empresa OGX. Atualmente existem aproximadamente 30 poços de gás sendo explorados no município de Santo Antônio na Bacia do Parnaíba, considerada a maior bacia de gás da América Latina.
As administrações municipais informadas para este veículo pelos colaboradores Zacarias Pereira Lopes e Jossuêlda Lima Cavalcante Carvalho foram as seguintes:
• Durval Januário dos Santos (Nena) - 1962 a 1963;
• Antonio da Silva Rocha - 1963 a 1969;
• Antonio Pereira Leal - 1969 a 1973;
• Raimundo Palma Lopes - 1974 a 1977;
• Antonio Pereira Leal - 1978 a 1983;
• Raimundo Quinco de Lima Filho (Mousinho) - 1984 a 1988;
• Alzira Barros de Melo - 1989 a 1992;
• Renato Abreu Cavalcante - 1993 a 1996;
• Euzébio Napoleão Mendonça - 1997 a 2004;
• Raimundo Quinco de Lima Filho (Mousinho) – 2005 a 2008;
• Eunélio Macedo Mendonça (atual prefeito no seu segundo mandato) - 2009-2012 a 2013-2016.

Grupo Escolar Genésio Rego (Antigo Bandeirantes)

Centro de Abastecimento Municipal (Mercado Municipal)

Câmara Municipal de Vereadores

Praça Abraão Ferreira (Praça Central de Santo Antonio)

Biblioteca Pública Municipal (Era ao lado do antigo Cartório do 1º Oficio. De frente para a Praça)

Açude Público Municipal (Rua da Matriz)

Grupo Escolar Dr. Valdemir Pereira Rocha (Rua da Matriz)



Destaques da história:
• Antonio Pereira Lopes: fundador do povoado que lhe deu origem;
• Durval Januário dos Santos: primeiro prefeito (nomeado pelo Governador Newton de Barros Bello);
• Antonio da Silva Rocha: primeiro prefeito eleito;
• Galdino Ribeiro: fundador da primeira capela da cidade dedicada à Virgem da Conceição;
• Laonoa: a primeira parteira leiga;
• Georgina Joana de Oliveira (Janoca): a primeira professora do município;
• Edward Santos: renomado colaborador da educação santo-antoense.
Uma história linda que merece todo nosso respeito e amor. Parabéns a todas as pessoas que fizeram e fazem de Santo Antônio dos Lopes essa cidade alegre e hospitaleira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário