9 de dezembro de 2011

50 anos de Emancipação Politica de Santo Antonio dos Lopes














30 de dezembro de 2011. Parabéns Santo Antonio dos Lopes pelos seus 50 anos de emancipação politiva.




Paraenses vão às urnas para decidir sobre divisão do Estado em três














BRASÍLIA - A população do Pará vai às urnas neste domingo (11) decidir se o Estado será divido em três - Tapajós, Carajás e Pará - ou se permanece como está.

O Estado possui cinco milhões de eleitores aptos a votar. Todos terão que responder a duas perguntas "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado de Carajás?" e "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?".

O número 77 corresponde à resposta "sim" para qualquer uma das perguntas. E o número 55 será usado para o "não".

Caso a maioria dos eleitores sejam a favor da divisão, o Congresso terá que discutir e aprovar uma lei, que pode ser sancionada ou vetada pela presidente Dilma Rousseff. Caso a maioria seja contra, tudo permanece da maneira como está.

Para agilizar a contagem dos votos, foram distrubuidos 280 pontos de transmissão por todo o Estado. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará é de o resultado ser divulgado na noite de domingo.

Em novembro, o G1 publicou uma série de reportagens após percorrer o Pará por dez dias para ouvir o que o povo pensa sobre a separação.

Paraenses ouvidos pelo G1 que defendem o “não” afirmam que todo o Pará sairá perdendo com a separação.

Já os moradores de regiões distantes de Belém, como Marabá e Santarém, defendem que só um governo mais próximo poderá gerar mais emprego e melhorar a infraestrutura básica, diminuindo a pobreza e a violência.

Frentes de campanha

Para a divulgação do plebiscito e com o objetivo de controlar as verbas usadas na campanha, a Justiça Eleitoral do Pará obrigou que fossem criadas quatro frentes, capitaneadas por deputados federais, contra e a favor a criação de Tapajós e Carajás. As frentes pelo "sim" se uniram e passaram a trabalhar juntas. O mesmo ocorreu com as do "não". Mas a contabilidade é feita de forma separada.

“Cada frente tem um número de CNPJ e em todas as notas fiscais de produtos ou serviços e doações devem constar este número. Tudo o que foi arrecadado e gasto deve constar na prestação de contas”, afirma Vespasiano Loubin, da assessoria jurídica da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

Conforme o procurador regional eleitoral do Pará, Daniel Cesar Azeredo Avelino, os promotores e juízes eleitorais terão, como nas eleições de 2010, poder de polícia, buscando reprimir qualquer prática ou indício de propaganda ilegal.

Fonte: imirante.com