14 de março de 2012

Roseana visita empreendimento da OGX em Santo Antônio dos Lopes


A governadora Roseana Sarney visitou, nesta segunda-feira (12), à tarde, o empreendimento da OGX Maranhão, no município de Santo Antonio dos Lopes, que fará do Estado referência na produção de gás natural nos próximos anos.

A visita marcou o início do governo itinerante, que durante quatro dias vai percorrer três regiões maranhenses, inaugurando novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), inspecionando obras e reunindo prefeitos e lideranças políticas. “Esse empreendimento é muito importante, é a garantia de mais empregos e de qualidade de vida para a população, são mais de duas mil pessoas da região empregadas”, declarou Roseana Sarney. “Estamos otimistas, pois novas descobertas devem ser anunciadas pela OGX e isso representa mais geração de renda”, ressaltou.

Integraram a comitiva da governadora, em visita também a Capinzal do Norte, onde se reuniu com o prefeito Eliomar Alves de Miranda e lideranças políticas da região, os secretários de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; Minas e Energia, Ricardo Guterres; Projetos Especiais, João Alberto de Sousa; chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; Comunicação Social, Sérgio Macedo; de Agricultura, Claudio Azevedo.

Presentes, também, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, deputados federal Cleber Verde e estaduais, entre outras autoridades.

Em Santo Antônio dos Lopes, após realizar uma visita ao site da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e da Usina Termelétrica Parnaíba (UTE), a governadora e comitiva seguiram para a base logística da OGX onde participaram de reunião com executivos do grupo e assistiram a apresentação técnica sobre os empreendimentos na Bacia Parnaíba.

“Até agosto de 2013 seis máquinas vão entrar em operação”, explicou o diretor presidente da UTE Unidade Termelétrica Parnaíba, José Piccolli. “Estamos muito felizes em trabalhar no Maranhão.

O Estado vai ganhar com mais impostos e temos a perspectiva de anunciar novas descobertas dentro de 45 dias”, revelou.

O gás natural a ser tratado e produzido na UTG virá do campo de Gavião Real (localizado em Santo Antônio dos Lopes) e posteriormente de Gavião Azul (Capinzal do Norte). A produção deverá ter início no segundo semestre deste ano e poderá atingir até 6 milhões de metros cúbicos por dia. Este volume significa dobrar a produção atual de gás natural no Brasil.

Usina Termelétrica Parnaíba (UTE)

A MPX constrói em Santo Antônio dos Lopes um complexo de geração de energia termelétrica a gás natural, a Usina Termelétrica Parnaíba, com capacidade instalada de 3.722 MW de energia, por meio de uma parceria entre a MPX (detém 70%) e a Petra Energia (detém 30%). A UTE Parnaíba será o maior complexo termelétrico para geração de energia no Brasil.

O complexo Parnaíba será construído por partes. Para as primeiras unidades de geração de energia a serem instaladas, totalizando mais de 1.500 MW, está previsto um investimento de cerca de R$ 3 bilhões. As primeiras unidades começam a gerar energia em 2013. Hoje, as obras estão em etapa de terraplenagem. Os conjuntos turbogeradores a gás que serão instalados na UTE Parnaíba são fornecidos pela GE - dois deles já estão no canteiro de obras.

Fonte: Secom do Governo do Estado.