O deputado Simplício Araújo considera inaceitável a situação do município de Santo Antônio dos Lopes (MA), localidade que abriga o maior complexo termoelétrico de geração de energia a gás do Brasil, a UTE Parnaíba. Mesmo recebendo muito dinheiro proveniente dos impostos pagos pela usina na implantação e agora na operação, a região continua pobre e abandonada.
Investimentos que deveriam ser prioritários não existem. O que se encontra na cidade é uma completa desordem, um mau uso desse dinheiro pelos gestores públicos. A alocação desordenada e sem nenhum controle por parte do poder público.
“O que efetivamente vemos é uma cidade sem infraestrutura, sem a mínima condição para receber trabalhadores de outros estados e até mesmo de outros países. A Duro Felguera, empresa responsável pela execução da obra da termoelétrica, encontrou enorme dificuldade para acomodar seus funcionários”, enfatizou o deputado.
Além disso o povo, que deveria ser o verdadeiro beneficiado pelos recursos recebidos não conseguiu até o momento obter vantagem alguma. Continuam a viver em condições muita das vezes sub-humana, sem saneamento, sem água potável, sem a mínima condição de higiene. O que era para ser motivo de esperança virou motivo de preocupação para os moradores de Santo Antônio dos Lopes.
“Conversamos com vários moradores que relataram a mesma história. O dinheiro pode até chegar, mas não se transforma em benefício para a população. Muito pelo contrário, deve estar servindo para abastecer campanha eleitoral”, criticou duramente o parlamentar.
A pobreza em que vivem os moradores dos bairros Elizeu Ramos e Cristina Abreu contrasta ainda mais com o montante de recursos que foram recebidos até o momento pela prefeitura, o que atesta que o dinheiro não está sendo utilizado como deveria.
Visita à Termoelétrica UTE - Parnaíba
Aproveitando sua passagem pela cidade de Santo Antônio dos Lopes, o deputado visitou as instalações da termoelétrica UTE Parnaíba. Acompanhado do diretor de obra Iván García Rodriguez, Simplício conheceu o funcionamento da usina e também pode perceber as dificuldades encontradas para a concretização da obra.
“É um investimento importante para o desenvolvimento do estado. A energia já está sendo distribuída pelos ramais da Eletronorte no sentido de Miranda a Presidente Dutra, o que é um grande passo. Mas não podemos deixar de cobrar a efetiva alocação dos recursos provenientes dos impostos gerados pela usina, que não são poucos, em benefício da população”, finalizou o deputado.
-> Dos quase 3 mil funcionários que iniciaram a obra, 60% foram oriundos da população dos municípios vizinhos a usina.
-> Atualmente existem 4 geradores em pleno funcionamento e 1 em fase de teste. O Complexo atingirá 1.369MW de capacidade instalada até o final de 2013.
-> É considerado o maior complexo termoelétrico de geração de energia a gás natural da América Latina.
-> Falta de mão de obra qualificada e ausência de estrutura na cidade de Santo Antônio dos Lopes foram um dos principais entraves encontrados pela empresa Duro Felguera do Brasil Ltda.
Fonte:http://www.simplicioaraujo.com.br