MPX inicia turmas de qualificação profissional no Maranhão
​ Começam nesta terça-feira, dia 10, as aulas das primeiras turmas do programa de qualificação profissional que a MPX, empresa de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, desenvolve em Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte, no Maranhão, onde será construído o complexo de geração de energia MPX Parnaíba. Em parceria com as prefeituras das duas cidades e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a empresa beneficiará ao todo 500 pessoas com a oferta de cursos de construtor e auxiliar de obras, carpinteiro e armador de ferragens. Com o programa, prioritário para a MPX, a comunidade local será capacitada para oportunidades de trabalho na implantação da termelétrica e de outros empreendimentos que possam surgir com o crescimento regional.

Na primeira etapa, em Santo Antônio dos Lopes, mais de 500 pessoas se inscreveram para as 100 vagas oferecidas. As inscrições para Capinzal do Norte começam nesta semana. Outras duas etapas estão previstas com a abertura de mais 300 vagas nas turmas de qualificação nos dois municípios. A construção da MPX Parnaíba deve gerar cerca de 1.000 empregos diretos. Na região metropolitana de São Luís, onde a empresa constrói a termelétrica MPX Itaqui, mais de 550 pessoas já foram capacitadas, de um total previsto de 600.

A MPX já recebeu licença de instalação para o complexo de geração de energia termelétrica a gás de 1.863 MW a ser construído na região. A MPX Parnaíba é uma parceria 70/30 da MPX com a Petra. O gás utilizado para abastecimento da usina será proveniente das acumulações descobertas pela MPX, OGX e Petra em blocos da Bacia do Parnaíba. A MPX está licenciando mais uma usina, de 1.859 MW, que integrará o complexo de energia.

fonte: http://www.mpx.com.br/pt/sala-de-imprensa/noticias/Paginas/OGX-e-MPX-declaram-comercialidade-de-g%C3%A1s-natural-na-Bacia-do-Parna%C3%ADba.aspx