23 de dezembro de 2011
Outdoor da Festa de 50 anos de Santo Antonio dos Lopes
Para dia 30 de dezembro nas Bodas de Ouro de Santo Antonio dos Lopes
Paulinho Paixão e Chicletaza
Dia 31 no Reveillon Forro Xeiro no Kangote & Marcelo Rocha.
9 de dezembro de 2011
Paraenses vão às urnas para decidir sobre divisão do Estado em três
BRASÍLIA - A população do Pará vai às urnas neste domingo (11) decidir se o Estado será divido em três - Tapajós, Carajás e Pará - ou se permanece como está.
O Estado possui cinco milhões de eleitores aptos a votar. Todos terão que responder a duas perguntas "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado de Carajás?" e "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?".
O número 77 corresponde à resposta "sim" para qualquer uma das perguntas. E o número 55 será usado para o "não".
Caso a maioria dos eleitores sejam a favor da divisão, o Congresso terá que discutir e aprovar uma lei, que pode ser sancionada ou vetada pela presidente Dilma Rousseff. Caso a maioria seja contra, tudo permanece da maneira como está.
Para agilizar a contagem dos votos, foram distrubuidos 280 pontos de transmissão por todo o Estado. A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará é de o resultado ser divulgado na noite de domingo.
Em novembro, o G1 publicou uma série de reportagens após percorrer o Pará por dez dias para ouvir o que o povo pensa sobre a separação.
Paraenses ouvidos pelo G1 que defendem o “não” afirmam que todo o Pará sairá perdendo com a separação.
Já os moradores de regiões distantes de Belém, como Marabá e Santarém, defendem que só um governo mais próximo poderá gerar mais emprego e melhorar a infraestrutura básica, diminuindo a pobreza e a violência.
Frentes de campanha
Para a divulgação do plebiscito e com o objetivo de controlar as verbas usadas na campanha, a Justiça Eleitoral do Pará obrigou que fossem criadas quatro frentes, capitaneadas por deputados federais, contra e a favor a criação de Tapajós e Carajás. As frentes pelo "sim" se uniram e passaram a trabalhar juntas. O mesmo ocorreu com as do "não". Mas a contabilidade é feita de forma separada.
“Cada frente tem um número de CNPJ e em todas as notas fiscais de produtos ou serviços e doações devem constar este número. Tudo o que foi arrecadado e gasto deve constar na prestação de contas”, afirma Vespasiano Loubin, da assessoria jurídica da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
Conforme o procurador regional eleitoral do Pará, Daniel Cesar Azeredo Avelino, os promotores e juízes eleitorais terão, como nas eleições de 2010, poder de polícia, buscando reprimir qualquer prática ou indício de propaganda ilegal.
Fonte: imirante.com
6 de dezembro de 2011
1 de dezembro de 2011
Hino de Santo Antonio dos Lopes
Santo Antonio, terra querida
22 de novembro de 2011
Audiência Pública em Santo Antonio dos Lopes-Ma
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão - SEMA
Convida para a Audiência Públicas referentes ao licenciamento ambiental
da atividade de produção e escoamento de gás natural nos campos Gavião
Azul e Gavião Real, no Bloco do Parnaíba.
Fonte: OGX Maranhão e SEMA
20 de setembro de 2011
Aneel aprova construção de termelétricas em Santo Antônio dos Lopes
Com a aprovação da Aneel, a MPX iniciará a construção das usinas termelétricas nas próximas semanas no complexo do Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes. Os dois projetos possuem capacidade de total de 680 MW e devem entrar em operação até janeiro de 2013.
Os investimentos somam R$ 980 milhões com previsão de gerar 1.000 empregos diretos. "Este é mais um empreendimento de geração de energia e que coloca o Maranhão numa condição privilegiada entre os produtores nacionais. É um projeto muito importante e confirma as nossas previsões de que o nosso estado será um grande produtor de energia", observou Mauricio Macedo.
O secretário destacou, ainda, o enorme potencial das reservas de gás natural existentes nos municípios da Bacia do Parnaíba, uma região que até então, não era contemplada por grandes empreendimentos, mas que a partir de agora, entra numa nova fase de desenvolvimento.
"Temos grandes reservas de gás natural naquela região, o que permite atender toda uma cadeia de negócios a partir deste produto. A construção das usinas termelétricas é o primeiro grande passo para proporcionar a geração de emprego e de renda para a região", observou Macedo.
De acordo com a OGX, as usinas detêm contratos de 15 anos de duração para 450 MW médios, garantindo uma receita fixa anual de R$ 393,5 milhões. A MPX tem 70% do complexo, enquanto a Petra Energia é sócia com 30%.
O presidente da MPX, Eduardo Karrer, destacou que a construção das usinas em Santo Antônio dos Lopes será importante para garantir a oferta de energia elétrica para o Brasil. A empresa já possui o total de 3.722 MW já licenciados. O gás natural utilizado pelas usinas será fornecido pelos blocos terrestres localizados na região, com recursos estimados em mais de 11 trilhões de pés cúbicos, dos quais a MPX possui 23% de participação. A operação dos blocos será realizada pela OGX Maranhão.
FONTE: Jornal Pequeno
21 de junho de 2011
14 de junho de 2011
Povoado Centro dos Rodrigues de Santo Antonio dos Lopes entrega requerimento solicitando a criação do município
Assembleia Legislativa pretende lotear o estado criando mais 126 municípios
O prazo para protocolar requerimento solicitando a criação de novos municípios encerrou-se às 18h deste sábado (11) na Assembleia Legislativa, somando, ao fim de um período de 30 dias, 126 pedidos. A partir da próxima segunda-feira (13), inicia-se o prazo de 120 dias para a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional elaborar estudos de viabilidade para cada núcleo urbano que pleiteia a emancipação.
Segundo o chefe do setor de Protocolo da Assembleia Legislativa, Antônio Santos Serra, durante o plantão deste sábado (das 8h às 18h), foram apresentados 10 requerimentos de emancipação.
O número de documentos protocolados totalizou 126 processos, mas há quatro pedidos repetidos, que contemplam a mesma área a ser emancipada. Assim, os requerimentos a serem analisados envolvem 122 novos municípios.
Os estudos de viabilidade municipal serão fundamentados sob três aspectos: econômico-financeiro; político-administrativo e sócio-ambiental e urbano. Um Grupo de Trabalho (GT), formado por técnicos, foi criado pela Assembleia Legislativa para assessorar a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, presidida pelo deputado Andre Fufuca (PSDB). Os deputados Carlinhos Florêncio (PHS), Rigo Teles (PV), Vianey Bringel (PMDB), Hemetério Weba (PV), Marcelo Tavares (PSB) e Camilo Figueiredo (PDT) também são titulares da Comissão.
Segundo o coordenador do GT, o economista Milton Calado, para subscrever a criação de um novo município a Comissão considerará não só a viabilidade do município a ser criado, mas também o impacto que o desmembramento provocaria sobre a área remanescente do município de origem.
Cada requerimento protocolado na Assembleia Legislativa está acompanhado de um memorial descritivo da área a ser desmembrada, detalhando, além do núcleo urbano, populacional e eleitoral, todos os povoados contidos na área a ser emancipada. Os dados demográficos devem estar estimados no último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os demais dados – como arrecadações – serão fornecidos pelos órgãos municipais, estaduais e federais de planejamento, fazenda, estatística e meio ambiente.
Transcorrido o prazo de 120 dias, os estudos de viabilidade municipal serão publicados no Diário Oficial do Estado, momento em que se abrirá um prazo de 10 dias para a impugnação dos mesmos. Dentro deste prazo, também será realizada pelo menos uma audiência pública em cada núcleo urbano envolvido no processo.
Por fim, depois que essas etapas forem superadas, a Assembleia Legislativa votará uma proposta autorizando o TRE a realizar um plebiscito, que será a palavra final, autorizando ou não a criação de um novo município. Eis abaixo os povoados com processo de emancipação na Assembleia Legislativa e o município de origem:
POVOADOS CANDIDATOS A VIRAR MUNICÍPIOS
1 - Achuí (Humberto de Campos)
2 - Alto Alegre do Acelino (Bacabal)
3 - Alto Bonito (Riachão)
4 - Alto Bonito do Maranhão (Riachão)
5 - Alto Brasil (Grajaú)
6 - Alto da Gama (Pedro do Rosário e Penalva)
7 - Alvorada do Maranhão (Timon)
8 - Anapurus (Barra do Corda)
9 - Angical do Maranhão (Presidente Dutra)
10 - Areia Branca (Cururupu)
11 - Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré)
12 - Bacuri da Linha (Olho d'Água das Cunhãs)
13 - Bacurinópolis (Riachão)
14 - Baixão Grande do Maranhão (São Domingos do Maranhão)
15 - Bananal do Maranhão (Governador Edson Lobão)
16 - Barão de Tromaí (Cândido Mendes)
17 - Barcabeira (Araioses)
18 - Barro Branco (Barra do Corda e Tutóia)
19 - Belém do Maranhão (Tuntum)
20 - Belém dos Lages (Poção de Pedra)
21 - Brejinho (Bacabal)
22 - Brejinho dos Cocais (Caxias)
23 - Cabeceiras do Maranhão (Apicum-Açu)
24 - Cajazeiras do Maranhão (Codó)
25 - Cajazeiras do Cocais (Codó)
26 - Cana Brava (Água Doce e Araioses)
27 - Carnaubeiras (Araioses)
28 - Castelo (Monção)
29 - Centro dos Rodrigues (Santo Antônio dos Lopes e Pedreiras)
30 - Chapada do Seringal (Santa Luzia)
31 - Chega Tudo (Centro Novo do Maranhão)
32 - Cikel das Alvoradas (Amarante do Maranhão)
33 - Cocos (Mirador)
34 - Colônia Amélia (Turiaçu e Cândido Mendes)
35 - Coque (Vitória do Mearim)
36 - Coqueiro do Maranhão (São Bernardo)
37 - Coquelândia do Maranhão (Imperatriz)
38 - Cordeiro do Maranhão (Pio XII)
39 - CR Almeida do Maranhão (Governador Nunes Freire)
40 - Creoli do Joviniano (Presidente Dutra)
41 - Deputado João Evangelista (Zé Doca)
42 - Deputado Mercial Arruda (Formosa da Serra Negra)
43 - Deputado Waldir Filho (Lago da Pedra)
44 - Faísa (Santa Luzia)
45 - Feira da Várzea (Sucupira do Norte)
46 - Floresta (Santa Luzia do Tide)
47 - Gama (Pinheiro)
48 - Gameleira do Maranhão (Cajari)
49 - Governadora Roseana Sarney (Santa Luzia)
50 - Ibipira (Mirador)
51 - II Núcleo (Buriticupu)
52 - Independência do Maranhão (Peritoró)
53 - Ipiranga do Maranhão (Barra do Corda)
54 - Ipu-Iru (Tuntum)
55 - Itans do Maranhão (Matinha)
56 - Itapera (Icatu)
57 - Itaqui-Bacanga (São Luís)
58 - Itatuaba (Icatu)
59 - Itereré (Apicum-Açu e Bacabeira)
60 - Jacaré (Penalva)
61 - João Afonso Cardoso (Gonçalves Dias)
62 - João Peres (Araioses)
63 - Juçaral Mirim (Vitorino Freire)
64 - Lagoa Comprida (Arame)
65 - Lagoa do Manduca (Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras)
66 - Lagoa Verde do Maranhão (Imperatriz)
67 - Livramento (Peritoró)
68 - Lucindo (Poção de Pedras)
69 - Madragoa (Bacuri e Serrano)
71 - Maiobão (Paço do Lumiar)
72 - Mamede (Barreirinhas)
73 - Mangabeira (Santa Quitéria)
74 - Manoel Milhomem (Barra do Corda)
75 - Mapari (Humberto de Campos)
76 - Maracanã (São Luís)
77 - Mimoso (São Francisco do Maranhão)
78 - Mocambinho (Buriti de Inácia Vaz)
79 - Moisés Reis (Codó)
80 - Morada Nova (Pindaré-Mirim)
81 - Mundo Novo (Amarante do Maranhão)
82 - Nazaré do Bruno (Caxias)
83 - Nova Bacabal (Açailândia)
84 - Nova Esperança (Presidente Dutra)
85 - Novo Jardim (Bom Jardim)
86 - Nova Vida (Joselândia)
87 - Nova Vida (São Luís Gonzaga)
88 - Oitiva (Alcântara)
89 - Olho d'Água do Mearim (Conceição do Lago Açu e Lago Verde)
90 - Paiol do Centro (Parnarama)
91 - Palestina (Brejo e Buriti)
92 - Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim)
93 - Palmeiral do Mearim (Esperantinópolis)
94 - Paraíso (Pinheiro)
95 - Paruá (Santa Luzia do Paruá)
96 - Portinho (Serrano do Maranhão)
97 - Porto Santo (Turiaçu)
98 - Portugal do Maranhão (Bacuri e Apicum-Açu)
99 - Presidente Lula (Balsas)
100 - Quadrenezia (Zé Doca)
101 - Queimadas (Santa Helena)
102 - Raimundo Su (Alcântara)
103 - Roberto Leite (Itapecuru Mirim)
104 - Santana dos Carvalho (Tutoia)
105 – Santa Luzia do Maranhão
106 - Santa Rosa (Capinzal do Norte)
107 - Santa Teresa (São Domingos do Azeitão, Benedito Leite, São Félix de Balsas e Loreto)
108 - Santa Vitória do Maranhão (Barra do Corda)
109 - Santo Onofre (Santa Luzia do Maranhão)
110 - São José das Varas (Barreirinhas)
111 - São José dos Lages (Pindaré Mirim)
112 - São Paulo do Maranhão (Bacuri)
113 - São Simão do Maranhão (Rosário)
114 - Senador João Alberto (Bom Jardim)
115 - Seriema (Tutoia)
116 - Serra da Cinta (Sítio Novo)
117 - Socorro do Maranhão (Governador Eugênio Barros)
118 - Três Marias do Maranhão (Peri-Mirim)
119 - Trisidela (Coroatá)
120 - Trizidela de Colinas (Colinas)
121 - Trizidela do Itapecuru (Codó)
122 - Trizidela do Mearim (Bacabal)
123 - Vale do Pindaré (Buriticupu)
124 - Vila da Paz (Turiaçu e Turilândia)
125 - Vila União (Governador Nunes Freire)
126 - Vitória do Parnaíba (Santa Quitéria)
8 de junho de 2011
25 de maio de 2011
19 de maio de 2011
MPX - Parnaíba (Localizada nos municipios de "Pov. Demanda" Santo Antonio dos Lopes e "Pov. California"Capinzal do Norte)
MPX inicia turmas de qualificação profissional no Maranhão
Na primeira etapa, em Santo Antônio dos Lopes, mais de 500 pessoas se inscreveram para as 100 vagas oferecidas. As inscrições para Capinzal do Norte começam nesta semana. Outras duas etapas estão previstas com a abertura de mais 300 vagas nas turmas de qualificação nos dois municípios. A construção da MPX Parnaíba deve gerar cerca de 1.000 empregos diretos. Na região metropolitana de São Luís, onde a empresa constrói a termelétrica MPX Itaqui, mais de 550 pessoas já foram capacitadas, de um total previsto de 600.
A MPX já recebeu licença de instalação para o complexo de geração de energia termelétrica a gás de 1.863 MW a ser construído na região. A MPX Parnaíba é uma parceria 70/30 da MPX com a Petra. O gás utilizado para abastecimento da usina será proveniente das acumulações descobertas pela MPX, OGX e Petra em blocos da Bacia do Parnaíba. A MPX está licenciando mais uma usina, de 1.859 MW, que integrará o complexo de energia.
fonte: http://www.mpx.com.br/pt/sala-de-imprensa/noticias/Paginas/OGX-e-MPX-declaram-comercialidade-de-g%C3%A1s-natural-na-Bacia-do-Parna%C3%ADba.aspx
MPX - Parnaíba (Emitida Licença de Instalação)
Emitida Licença de Instalação da MPX Parnaíba
A planta, com capacidade de geração a gás natural de 1.863 MW, estará conectada ao Sistema Interligado Nacional ("SIN") e será suprida pela produção de gás da OGX Maranhão, uma joint venture entre MPX (33,3%) e OGX Petróleo e Gás S.A. (66,7%), que possui 70% dos direitos de exploração. Os 30% restantes são detidos pela Petra Energia S.A. ("PETRA").
Segundo Eduardo Karrer, Diretor Presidente e de Relações com Investidores da MPX, "a obtenção da licença comprova a capacidade da MPX em desenvolver empreendimentos estruturantes e reforçam nossa convicção acerca da importância estratégica do complexo de geração térmica do Parnaíba, que deverá ser um marco na expansão da geração a gás no Brasil e contribuirá significativamente para o crescimento da MPX.".
Fonte: http://www.mpx.com.br/pt/sala-de-imprensa/noticias/Paginas/Emitida-Licen%C3%A7a-de-Instala%C3%A7%C3%A3o-da-MPX-Parna%C3%ADba.aspx